quinta-feira, 10 de setembro de 2009

samba na sola

Samba na sola - Céu
brasileiro
do banzo, do pandeiro
calço qualquer calo mesmo
como bom guerreiro
e lutador 

comigo não tem gravata
e se acaso
pego o trem errado
vou-me embora
mas vou com louvor
e com sua permissão
" seu internacional "
longe de mim qualquer desfeita
pega mal
mas esse dom é exclusividade
o samba na sola tem
nacionalidade

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

poesia 2

 
o que me sobra na manhã de 7 de setembro?
a visão do azul
a visão da flor
 a espera...

Poesia 1

UNO

Um moço veio morar no canto de meus olhos escuros.
 Moço bonito.
Trazia pássaros nas ideias e me segredava intenções.
Com pressa, não ficou.
Levou consigo os segredos.
Deixou-me os pássaros.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

o glorioso Hino Nacional... na versão de Vanusa. OU: " Deus, que medo!"

http://www.youtube.com/watch?v=j46rP-SgwaQ&feature=related
  Vanusa começava a cantar o Hino Nacional Brasileiro. A única coisa que passava pela minha mente estarrecida era: Deus, que medo!
 Medo de quê? Da Vanusa? De tão livre e espontânea interpretação  do consagrado Hino?Medo da tentativa inútil de acertar,exemplo clássico  daqui para a frente  de um mote: " não tente melhorar o que já está fedendo"?Medo da política brasileira?. Medo dos erros de concordância verbal e nominal ? E , conforme ela cantava , eu me lembrava da peça : Quem tem medo de Virgínia Wolf? ou da musiquinha : Quem tem medo do Lobo Mau???? A minha mente gritava: ela está velha. Ela está caquética!Que medo dessa  visão...
Minha mente confusa buscava a resposta...Medo de quê?
Medo da Vanusa? Não . Eu já a conhecia das Jovens Tardes de Domingo e, confesso, nunca foi lá a minha favorita ( e, desculpem-me os saudosistas, no mesmo balaio coloco a Martinha). Eu achava, aos 6 anos, que ela era exagerada em suas interpretações. Ouçam , por exemplo , Sonhos de um Palhaço, de Antonio Marcos.Eu preferia mesmo era o Erasmo, o Tremendão( velhaco , Rock´N Roll no osso!). Gostava também da Vandéca, mais conhecida como  a Ternurinha; do Eduardo Araujo a.k.a. "O BOM" e de sua esposa Silvinha, tão meiguinha...e sim,claro, do Ronnie Von...." o Príncipe" .Não era medo dela.Ela nem chega perto de Virginia Wolf...
Então....seria paúra dessa tentativa , às vezes  inútil, de acertar sempre? Acertar é bom , e acertar  sempre é melhor ainda. Mas errar é o que existe. Mais factível  e muito mais frequente do que acertar, infelizmente. Não isso também não me assustava.Há que se tentar , sempre e sem parar!  Sou da turma dos que acreditam nas chances ...devemos tentar acertar .Pode ser que consigamos , após muito esforço,  arrasar na letra ,combinar a melodia e, ainda por cima, mandar bem  no tom , sem desafinar ....se conseguimos isso , está perfeito!  Mas a certeza é a de que a jaca nos espera, impávida , pelo momento da pisada. Fazer o quê? Definitivamente  não eram os erros que  me assustavam.

O Hino mal entoado  arde nos ouvidos,é verdade, mas pode ter sido - por interferência da mão divina- um sinal profético de que o sistema e as organizações políticas estão tal e qual o desencontro da melodia com a letra...Tudo vai mal! Ah, isso me deu um certo medo. Estamos vivendo aqui, trabalhando aqui e somos levados adiante, sem muito o que fazer, pelas mãos dos corruptos .Mas esse medo não me é novo, já  ficou lugar -comum, clichê. Há que se temer, sem disfarces ,o fisco, o Leão, as leis equivocadas , a má aplicabilidade das boas leis ou a ausência de pessoas probas que as façam valer, a desfaçatez que grassa no Congresso... Mas, essa ainda não era a resposta que eu buscava. Afinal, o Lobo Mau existe e está por aí, rondando:O homem é o lobo do homem;o político corrupto, o lobo de todos os homens.

Quanto aos erros de concordância presentes na letra equivocada, esses sim quase me levaram à loucura,mas nem quero comentar, iria tomar todo o espaço e tempo de um módulo básico de Português.Venha para minhas aulas e tire todas as suas dúvidas!

Descobri então que o meu temor maior era  da falta de lucidez, da velhice decrépita que nos destrói aos poucos. E vi, com meus olhinhos míopes, que a velhice chega para todos, sem dó, sem aviso prévio. Para uns ela chega aos 18 anos...para outros aos 80...mas chega ..forte como o "sol do novo mundo."
 Pedi a  Deus, neste momento de torpor, saúde pra nunca viver isso. Envelhecer sim, é inevitável! Mas envelhecer bacana, com os ossos inteiros, com todos os dentes na boca e com a cabeça  viva!Deus me livre de dar uma aula de concordância e perceber que nem sei onde estou...ou de começar a ensinar uma receita de bolo durante uma palestra sobre Bahktin.
 A vida é curta, o corpo é frágil, mas a mente sempre ativa e aberta vai fazer a diferença.Talvez não muita, mas alguma que seja significante, como a que evita que você saia com os sapatos trocados pelas ruas, que chame Virginia Wolf de Lobo Mau ou que cante o Hino Nacional  de trás para frente.



 PS: Talvez ninguém tenha percebido  ainda ,mas a pessoa deve estar doente , com sinais claros e evidentes de distúrbios.Será Alzheimer? Esclerose? O quê , meu Deus, leva uma cantora profissional a errar tanto e tão repetidamente?Deve ser isso; só pode ser isso:  ela está velha e doente.
  Ou... como disse um aluno: " me conta o que ela bebeu , que eu só vou cheirar a tampa!"